Eja 2018 é um programa que vai mudar vidas! Veja como funciona a alfabetização de jovens e adultos.

Muitas pessoas acabam tendo problemas durante o percurso dos estudos e não consegue finalizá-los, seja ensino fundamental ou médio. Por isso, são criados programas que facilitam a educação de pessoas que não seguiram o fluxo normal, mas que não querem deixar o conhecimento de lado. Conheça tudo sobre o EJA 2018 abaixo.

EJA 2018 – do que se trata?

O Programa EJA significa Educação de Jovens e Adultos e visa levar educação as pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos. O ensino é feito por meio de uma metodologia adequada a idade dos alunos e pode ser tanto presencial, quanto à distância.

eja 2018

As aulas acontecem em módulos com tempo de seis meses que equivalem aos anos que ainda não foram cumpridos. Como as escolas normais, o estudo é de segunda a sexta-feira com quatro horas diárias.

O que precisa para participar do EJA 2018?

Existem alguns requisitos que o candidato ao programa precisa cumprir para ser contemplado. Primeiro, é necessário ter no mínimo 16 anos, ter finalizado até o 5º ano do Ensino Fundamental e morar em uma das cidades que ofereçam o programa.

No caso do Ensino Fundamental, os alunos podem ter também no mínimo 15 anos. Agora, no caso do ensino médio, o aluno precisa ter pelo menos 18 anos.

Vagas EJA 2018

As vagas para o programa variam de acordo com a escola que oferece o serviço. Por isso, você vai precisar verificar com a instituição para saber a disponibilidade. Existe a possibilidade também de ter essa informação através da internet, pelo site do programa.


Você vai precisar colocar o nome da escola e depois é só clicar em Pesquisar para verificar o resultado. É possível averiguar as vagas de diferentes instituições.

Inscrição EJA 2018

Antes de tudo você precisa verificar se a sua cidade disponibiliza o programa e depois encontrar uma escola que o ofereça. Se essa parte estiver ok, é só fazer o seu cadastro de forma presencial na escola escolhida, de preferência a mais perto da sua casa.

Na hora da inscrição, é necessário levar um documento original e um comprovante de residência.

Prova de Certificação EJA 2018

Após todos os estudos que forem disponibilizados, o estudante vai precisar comprovar que aprendeu tudo que lhe foi dito por meio de uma prova que tem o estilo de um vestibular. Esse exame é feito para o ensino fundamental e o médio.

Para ter o certificado do Ensino Fundamental, a prova feita será a do Encceja, que possui o significado de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Além dessa prova, é possível obter o certificado por meio do Enem.

Nessa prova do Encceja cairão temas utilizados em praticamente todas as disciplinas sendo elas: Artes, Ciências Naturais, Educação Física, Geografia e História, Linguagem Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Matemática e Redação.  

Terminar os estudos é muito importante para adquirir uma carreira de sucesso na vida e proporcionar a si mesmo e a sua família uma vida incrível. Por isso, se você ainda não finalizou algum de seus estudos, procure uma escola que ofereça o EJA mais perto de você e mude sua história.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham gostado das informações e que consigam fazer o eja, ou indicar para quem precisa! Pra quem precisa de bolsa existe tambem o educa mais brasil e o educa mais brasil infantil sugiro

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

EJA 2018( Educação de Jovens e Adultos):Tudo sobre esse programa