Nota do Enem pode ajudar sua vida estudantil de várias formas, clique e confira!

O ENEM (exame nacional do ensino médio) vem ganhando cada vez mais importância com o passar dos anos e abrindo diversas possibilidades para quem deseja estudar e obter melhores condições para isso, incluindo bolsas de estudo e vagas em instituições públicas, seja de ensino superior ou técnico.

Vamos mostrar como a nota do ENEM vem crescendo em importância e o planejamento de que ele acabe substituindo todos os vestibulares, tornando-se uma prova unificada para todas as faculdades.

Quais são as utilidades atuais da nota do ENEM?

nota do enem

A nota do ENEM hoje em dia é usada como porta de entrada para diversas faculdades públicas, sendo uma forma extremamente democrática e diferenciada de acessar diretamente o ensino superior. Por meio do SISU, o aluno cadastra a sua nota e os cursos de seu interesse e então tem a possibilidade de entrar na faculdade pública por meio dessa nota.

Da mesma forma, é possível também se cadastrar no SISUTEC, que faz o mesmo processo com os cursos técnicos das escolas técnicas públicas, as ETECS. Dessa forma você já tem acesso a dois tipos diferentes de vagas, apenas com o ENEM.

Além disso, mesmo que não diretamente, outras universidades de grande renome vêm fazendo convênios com o governo Federal para usar o ENEM, mesmo parcialmente, como parte do seu processo seletivo. Lembrando que o Pro Uni também usa a nota do ENEM, embora tenha também outros pré-requisitos.


Qual a tendência para o futuro do ENEM?

Com o tempo, a Nota do ENEM passou a ser usada também por algumas faculdades particulares para oferecer benefícios, bolsas de estudo e similares, e algumas instituições públicas inclusive deixaram de fazer vestibular para aderir totalmente ao ENEM.

Outro ponto interessantíssimo é que em outros países como o EUA, o uso de um prova única para avaliação dos alunos para o ensino superior já é uma realidade, e por isso mesmo pode se dizer que o ENEM vem caminhando para isso.

nota do enem educa mais

Com o tempo, a nota do ENEM terá ainda mais importância e ele será um único teste feito para provar a capacidade dos jovens que saíram do segundo grau em busca do Ensino Superior, facilitando ainda mais a aplicação de políticas afirmativas como cotas raciais e para egressos de escola pública.

Aproveite todas essas informações relacionadas e prepare-se adequadamente para o ENEM, o que envolve muito mais do que simples estudos acadêmicos, já que cada vez mais o ENEM vem focando em qualidade de interpretação de texto e conhecimento do cenário político e social atual.

Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários.

Nota do ENEM: para que ela serve?