Dicas para o Enem, que é a porta de entrada para qualquer universidade,veja como arrebentar nessa prova confira agora mesmo!

O Enem tem se tornado a porta de entrada para uma faculdade, mas para isso é preciso ir muito bem nessa prova. O educa mais Brasil é um excelente programa, mas  mesmo com bolsa, ainda é preciso conquistar sua vaga e nada melhor do que entrar na faculdade por seu próprio mérito não é mesmo? Veja aqui algumas dicas que podem ajudar bastante a ir bem no enem.

Dicas para o Enem

enem o que cai prova

As dicas podem soar simples, mas ajudam bastante, acompanhe:

Faça muitos simulados

É aconselhável que os alunos façam muitos simulados e se acostumem com a nova distribuição de provas. Apenas possuir o conhecimento de todas as disciplinas não é o suficiente para conseguir um alto desempenho. É necessário que o aluno consiga desenvolver seu conhecimento de maneira rápida e dinâmica.

Planeje o tempo durante a prova

Antes de começar a prova é importante que o aluno tenha um planejamento da ordem em que as coisas serão feitas, e reservar o tempo adequado para elas. O preenchimento do cartão de respostas não deve levar mais do que meia hora, mas além de tomar cuidado para não preencher o cartão com pressa, também é preciso pensar se o tempo reservado não é excessivo. Se durante os simulados você faz a tarefa em 20 minutos, não deixe que 10 minutos sejam perdidos no dia da prova.

Assista jornais e leia revistas

Não basta apenas estudar as matérias tradicionais! Tanto o Enem quanto os principais vestibulares exigem que o aluno possua um repertório. Tire um tempo para acompanhar as atualidades e pesquisar a respeito delas. Conheça os temas além da sala de aula e, sempre que possível, faça uma pesquisa um pouco mais extensa sobre o mesmo para ajudar.


O ENEM é politicamente correto

Nunca se esqueça: um dos princípios básicos do ENEM é levar aos candidatos valores éticos e sociais, favoráveis ao meio-ambiente, aos diretos humanos, à saúde, à justiça social etc. e, portanto, você deve ficar atento a isso. Por exemplo, se em uma questão de física houver um texto gigante sobre como economizar na hora de preparar um alimento, preste atenção nas alternativas: a correta deverá estar ligada à economia em casa! Por mais que a resposta pareça estar em uma alternativa mais simples e lógica, é provável que, na verdade, esteja em um contexto social que foi citado no texto da questão. É algo como uma espécie de lição de moral, vai vendo!

Faça Associações

Tente relacionar o conteúdo estudado à sua vida, especialmente tratando-se de matérias de exatas. Isso vai tornar o que você estuda mais interessante e assim lhe motivar a se concentrar;

Não decore, aprenda!

O ENEM busca, ano após ano, ser uma prova que avalia a capacidade analítica do aluno. Ou seja, não adianta muito decorar várias datas e informações, e sim compreender os temas propostos e desenvolver um raciocínio em torno deles. Claro que isso não significa que você deva se dedicar menos às partes que necessitam ser decoradas, como: nomes, datas e locais. O seu principal objetivo deve ser compreender as matérias e todas as suas implicações.Tire aquele velho livro de gramática do seu armário multiuso por que com certeza vai precisar!

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam se preparar para o Enem de forma sucinta e agradável.

Dúvidas ou sugestões de novos artigos, podem deixar nos comentários!

Dicas para o Enem: veja o que estudar e como ir bem na prova!